Quem somos

A iniciativa do Aluno Saúde surgiu da associação entre a experiência do professor Roberto Fernandes da Costa em projetos de pesquisa sobre o estado nutricional de escolares e sua relação com doenças crônicas e a SMART SUPPORT, empresa com mais de 20 anos de atuação em soluções de infraestrutura de TI e desenvolvimento web.

Após estudo epidemiológico realizado na cidade de Santos – SP, em 1999, para o trabalho de mestrado do professor Roberto na USP, no qual foi encontrada prevalência de 20% de obesidade para a população adulta daquela cidade, muito acima dos dados do IBGE para o país, ficou a pergunta: como está o estado nutricional das nossas crianças?

Esta pergunta foi o ponto de partida para o seu trabalho de doutorado na UNIFESP, no qual foram avaliadas 10.822 crianças de sete a 10 anos de idade, de escolas públicas e particulares daquela cidade. Em 2002, ano da realização deste levantamento, 15% das crianças avaliadas apresentavam sobrepeso e 18% já eram obesas.

Outros estudos demonstraram resultados semelhantes, mas dois, em particular, chamam a atenção. Em 2008, na cidade de Cubatão – SP, estudo com 704 escolares adolescentes de 10 a 15 anos de idade, mostrou que 13,6% tinham sobrepeso e 10,4% eram obesos. Quanto aos níveis pressóricos, 12,6% dos adolescentes apresentaram pressão Normal Alta e 9,5% apresentaram Hipertensão, sendo que aqueles que tinham excesso de peso apresentavam 2,3 vezes mais chances de terem pressão arterial elevada.

Mais recentemente, em Porto Alegre – RS, em seu estudo de pós-doutorado na UFRGS, 52,2% dos adolescentes obesos avaliados na rede municipal de ensino apresentaram síndrome metabólica, importante fator de risco para doenças cardiovasculares e diabetes tipo2.

Estes resultados, somados aos de tantos outros estudos realizados por pesquisadores em todo o mundo, demonstram a necessidade de ações efetivas para a prevenção e o tratamento da obesidade e das doenças crônicas a ela associadas.

Considerando a importância das ações realizadas na escola e o impacto que podem gerar na vida dos escolares e de suas famílias, o Aluno Saúde pode ser uma ferramenta de grande relevância no combate a estas doenças.


Referências

Camhi SM, Katzmarzyk PT. Prevalence of cardiometabolic risk factor clustering and body mass index in adolescents. J Pediatr. 2011;159:303-7.

Costa RF, Cintra Ide P, Fisberg M. Prevalence of overweight and obesity in school children of Santos city, Brazil. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2006;50:60-7.

Francescatto C, Santos NS, Coutinho VF, Costa RF. Mothers' perceptions about the nutritional status of their overweight children: a systematic review. J Pediatr (Rio J). 2014;90:332-43.

Nogueira PK, Costa RF, Santanna J, Fisberg M, Silvestrini L. Pressão arterial elevada em escolares - relação com a obesidade. Rev Assoc Med Bras 2007; 53 (5):426-32.

Nogueira RC. Prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares entre sete e 10 anos de idade da rede municipal de Porto Alegre - RS [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2009.

Rivera JA, de Cossio TG, Pedraza LS, Aburto TC, Sanchez TG, Martorell R. Childhood and adolescent overweight and obesity in Latin America: a systematic review. Lancet Diabetes Endocrinol. 2014;2:321-32.